Nelli (Botucatu - SP)


Cine Teatro Nelli
Reinauguração : 16/10/2014
Endereço : Praça 15 de Novembro, 44 - Centro
Em funcionamento ? : Sim. Virou um centro cultural municipal.
E-mail : teatronelli@botucatu.sp.gov.br
Telefone : (14) 3814.4244




Histórico :
O nome do cinema foi dado em homenagem à Armando Joel Nelli, pelo fato de sua construção se concretizar por meio de uma empreitada do próprio Nelli, que arrecadou recursos em troca de cadeiras cativas no espaço, que originalmente foi concebido como sendo um espaço-sede do Teatro Amador da Escola Normal Dr. Cardoso de Almeida (TAENCA) - criado em 1958. A pedra fundamental do teatro ocorreu em 01/09/1962, com a presença do presidente da então Caixa Econômica do Estado e autoridades locais e estaduais. Como homenagem ao empenho do teatrólogo, o espaço recebeu o nome de Cine Teatro Nelli.

Em 29/01/1964, o projeto do teatro foi transformado em cinema e incorporado à Empresa Teatral Peduti. Assim, o Cine Teatro Nelli serviu como uma das várias salas de cinema que a cidade de Botucatu possuía, ao lado do cine Vila Rica, na Vila dos Lavradores e do cine Casino, na Praça Comendador Emílio Peduti.

Recentemente, a Cinematográfica Araújo administrou o cinema por anos, mas encerrou as atividades em 25/06/2014, com a exibição do filme "Como Treinar Seu Dragão 2".

O imóvel foi doado, originalmente, para abrigar a sede do Teatro Amador da Escola Normal Dr. Cardoso de Almeida (TAENCA). A entidade, que por muitos anos ficou desativada, optou por encerrar suas atividades em assembléia realizada em 08/02/2014. Diante disso, o município resolveu retomar o imóvel, entrando com uma ação judicial própria, cumprindo o artigo 2º da Lei 681/58, demonstrando assim a necessidade e a urgência na retomada do patrimônio público de Botucatu.

Fábio Fernandes Lima, juiz da 2ª Vara Cívil, proferiu sentença em 28/08/2014, que garantiu à Prefeitura de Botucatu, o direito legal de manter a posse do prédio. Em sua decisão, o juiz cita que há prova inequívoca de que a associação donatária já não mantinha mais suas atividades, caracterizada a dissolução de fato, que justifica a retomada do imóvel doado. Menciona, ainda, haver risco de deterioração do imóvel pela não realização de manutenção, imóvel classificado como patrimônio artístico do município de Botucatu.

Com a extinção do grupo teatral TAENCA, o prédio passou a pertencer à Prefeitura de Botucatu. Também foram para os cofres públicos
R$ 300 mil em saldo bancário do patrimônio do grupo teatral. Segundo acordo com o secretário municipal de cultura, Osni Ribeiro, após reuniões com o prefeito João Cury Neto, ficou estipulado que o valor seria destinado à melhorias do cine teatro.

Em 16/10/2014, o cine teatro foi reaberto pela Prefeitura de Botucatu com a encenação das peças teatrais "Era uma vez... Romeu e Julieta", da Cia. Anônimos da Arte (Botucatu) e "O último sarau - uma peça de corpo presente", da Cia. Os Geraldos (Campinas).

Arquivo do blog

ACESSE O BLOG INICIAL


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.