São Vicente (Assis - SP)

Endereço : Rua Floriano Peixoto, 757
Esquina com a Rua Joaquim José da Silveira.
Assis - SP
Em funcionamento ? : Não. Fechou nos anos de 1980.
Hoje, Teatro Municipal Padre Enzo Ticinelli.

Curiosidades :

Antigo Centro Católico da Catedral de Assis. O prédio foi construído nos anos de 1940, através de recursos arrecadados pela comunidade católica da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral de Assis). Através de mutirões, a comunidade também ajudou nas obras, sob a orientação do Padre Enzo Ticinelli, integrante pontifico do Instituto Missionário Italiano (seguindo as linhas originais dos modelos de arquitetura italiana).

Nos anos de 1960, o cine São Vicente passou a funcionar no local, mantendo-se suas características originais. O cinema funcionou até os anos de 1980. O prédio ficou fechado por quatro anos até que um amplo movimento de setores da comunidade conseguiu devolver-lhe as funções originais. 

O teatro foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) através da resolução 31, de 19/12/1989 (inscrição nº 292, p. 74, 06/07/1990, no livro do tombo histórico).

O Teatro Municipal "Padre Enzo Ticinelli" foi inaugurado em 25/04/1992, com a apresentação da peça "Quadrante", representada pelo ator Paulo Autran. Atualmente, o teatro possuí 440 lugares e é conhecido, no Estado de São Paulo, por ter uma excepcional acústica. O palco e a caixa cênica possuem qualidades excepcionais, com um resultado acústico que ainda hoje surpreende técnicos e especialistas.

"Em 1967, a Empresa Teatral Peduti não se interessou mais em arrendar as dependências do cine São Vicente com a Mitra Diocesana e daí quem o fez foi o Grupo Cerávollo de São Paulo, que modernizou totalmente suas dependências, inclusive, instalando modernos projetores INCOL de 35 mm”. Willian Floter

Fontes de pesquisa : 
"A preservação do patrimônio em Assis - SP: as disputas diversas em cena (1984 - 1989) - Artigo de Rodrigo Modesto Nascimento.
Fotos da inauguração cedidas, gentilmente, por Ivani Cury (In memoriam).
Fotos coloridas : Antonio Ricardo Soriano

Reinauguração do cine São Vicente em 22/09/1967
Reinauguração do cine São Vicente (ao centro, Sr. Jorge Cury)

Arquivo do blog

ACESSE O BLOG INICIAL


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.