Cinemas (Presidente Venceslau - SP)

O primeiro cinema da cidade foi inaugurado em 1928, por Daniel Peixe - um apaixonado pelas películas projetadas nas câmaras escuras. O estabelecimento chamava-se cine Estrela, que depois de um ano trocou de nome, passando a chamar-se cine Odeon.

Em 1930, Lourenço Casari alugou o prédio do cinema, e novamente mudou de nome para cine Casari. Neste ano o cinema deixava de ser mudo para falado, uma verdadeira revolução na época.
Quase uma década depois, o cinema de Venceslau teve outra mudança. Em 1938, Arthur Silva alugou o prédio, passando a ser chamado como cine Central.

Em 5 de julho de 1945 foi inaugurado pela Empresa Pitombo & Coelho, o cine Bandeirantes. Dezenas de pessoas se reuniram na sala do cinema para assistirem o filme de estreia: 'Em cada coração um pecado'.

Em 15 de agosto de 1956 foi inaugurado o cine Oras, com o filme 'Sós e abandonados'. O local foi adquirido pelo padre Dionizio Gonzales. Em 9 de julho de 1966, um novo projeto envolvendo a 'sétima arte' nasce dentro da Penitenciária Regional de Presidente Venceslau. O primeiro filme exibido foi 'O último por do Sol'.

Licença Creative Commons
As fotos e informações deste site estão protegidas e licenciadas pela Creative Commons.

Arquivo do blog

ACESSE O BLOG INICIAL


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Acervos particulares de Luiz Carlos Pereira da Silva, Caio Quintino e Ivani Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.